É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

domingo, 11 de março de 2012

A propósito do formigueiro!

Nem sempre as coisas acontecem como queremos! Nem sempre agimos como gostaríamos e...nem sempre as estratégias escolhidas dão resultados!
 O formigueiro da formiga Formigota já tinha sido desmanchado por algumas mãozitas mais traquinas que logo foram denunciadas pelos Pirikitos mais atentos.
Alerta máximo! Não destruir o formigueiro! 
As formigas trabalham muito e têm uma vida em sociedade tão organizada que  nos deveria provocar uma certa inveja! Os Pirikitos até viram um filme na internet que o mostrava!
E as formigas Formigotas também nos mostraram, porque no dia seguinte lá estava outra vez o formigueiro de pé!
Mas...
OH ! Não!!!!! 
Outras mãozitas traquinas lá foram, descuidadas, teimosas e até brincalhonas ... PUMBA!
Lá se foi o formigueiro outra vez!
 Outra reunião de grande grupo! Outro  debate e claro alguns ralhetes, tanto de nós educadoras como dos Pirikitos mais indignados!
 As mãozitas traquinas pintaram 3 sinais de sentido proibido para que ninguém voltasse a passar a barreira de pedras e destruir o formigueiro ou perturbar o trabalho da formiga Formigota.
 Depois e no âmbito do projeto 5 dias 5 histórias ouvimos a narração duma adaptação da fábula de La Fontaine "A Cigarra e a Formiga".  Nesta a formiga acaba por convidar a cigarra a viver no seu formigueiro em troca das cantigas que tanto alegram quem trabalha.Os Pirikitos gostaram de discutir o valor de cada trabalho e profissão e o valor do amealhar/ juntar!
E para terminar os brincámos com a matemática através de jogos cujas figuras principais eram as formigas.










Sem comentários:

Enviar um comentário