Não podemos ensinar ciência no jardim de infância se não pusermos as crianças a observar os fenómenos, a discutir essas observações, a realizar experiências pensadas por si ou com a ajuda dos educadores, a descrever e discutir os dados obtidos dessas experiências, de forma a poderem descobrir por si próprias as respostas para as suas dúvidas. Os conhecimentos adquiridos em ciência, através de observações e experimentações, ajudarão as crianças a compreenderem-se a si próprias e aos outros, bem assim como ao mundo que as rodeia. Só um espírito curioso e crítico e um pensar criativo permitirão uma adaptação mais fácil às novas realidades.
A experiência com os feijões e outras sementes fez-se para mostrar aos Pirikitos como as plantas crescem, mas para que eles não pensem que a natureza pode ser descartada, amanhã será tempo de devolver estas plantas à natureza. É que a educação ambiental tem como objetivo promover a religação do homem com a natureza através da razão mas também da emoção, é uma“educação fundada na ética do cuidado, do respeito a diversidade cultural e da biodiversidade” (TIRIBA, 2010)
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