A planificação conjunta da transição das crianças é condição determinante para o sucesso da sua integração na escolaridade obrigatória. Cabe-nos a nós educadores, em conjunto com o professor do 1º CEB, proporcionar à criança uma situação de transição facilitadora da continuidade educativa. Esta transição envolve estratégias de articulação que passam não só pela valorização das aquisições feitas pela criança no jardim de infância, como pela familiarização com as aprendizagens escolares formais em contexto de sala de aula. A comunicação entre nós educadores e os professores é benéfico para ambos através das práticas e o intercâmbio de experiências. A articulação "real" permite atitudes mais positivas nas crianças face à escola ao sentirem que a transição não significa ruptura mas continuidade no seu trajeto educativo.
A nós educadores de infância e professores do 1.º ciclo compete ter uma atitude proactiva na procura desta continuidade/sequencialidade, não deixando de afirmar a especificidade de cada etapa, mas criar condições para uma articulação co-construída.
Assim, para que cada parte do sistema funcione efectivamente, torna-se necessária uma boa articulação entre sistemas: trabalho conjunto, passagem de informação, partilha de poder. Segundo Formosinho, "mais do que cenários desconcertados, as crianças beneficiam de sistemas de atenção e educação que estejam bem ligados entre si, cujas influências não se neutralizem ou curto-circuitem, mas que se completem mutuamente, proporcionando, no seu conjunto, oportunidades ricas e polivalentes" (Formosinho, 2000:12).
A ida à escola eb1 mais conhecida pelos Pirikitos por "escola primária" foi tema de conversa desde o início da semana. O entusiamo crescia á medida que nos aproximava-nos deste dia A professora Augusta e a educadora Corália já tinham reunido para planificar esta ida à sala de aula. A distância física entre os dois estabelecimentos não facilita estes encontros mas o empenho dos profissionais em prol do sucesso educativo supera distâncias e esta atividade foi exemplo disso.
|
Todos juntos na sala de aula |
|
A partilha de saberes e a ajuda mútua |
|
O resultado |
|
Isto de fazer trabalhos de escola é muito fixe! |
|
Muito concentrado na tarefa! Afinal eu estou quase a ir para a escola!!!! |
Sem comentários:
Enviar um comentário