projecto BRIGHT - LIFE +
O projecto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats), com o qual a Fundação Mata do Buçaco se candidatou ao Programa Comunitário LIFE+ Natureza e Biodiversidade, mereceu 1,5 milhões de euros de cofinanciamento, dos cerca de 2 milhões atribuídos a projectos Portugueses em 2010.
Com um investimento total de 3 milhões de euros e uma duração de cinco anos, o projecto BRIGHT irá colocar em prática, testar, avaliar e disseminar um conjunto de trabalhos de gestão de habitat e conservação da natureza que a Comissão Europeia considera poder ser replicados em circunstâncias análogas e contribuir activamente para a estratégia comunitária de minimização da perda da biodiversidade.
O projecto visa directamente a conservação do habitat adernal - cuja distribuição geográfica se restringe no contexto nacional e europeu à área existente na Mata Nacional do Bussaco - através da sua valorização e do combate a espécies invasoras. Os trabalhos de controlo serão acompanhados de trabalhos de conservação, valorização e reabilitação da flora autóctone, através da propagação e plantação de um conjunto de espécies características daquele e de outros habitats autóctones.
O trabalho a desenvolver implica assim, de forma integrada, a aplicação, monitorização e disseminação de resultados de trabalhos direccionados, simultaneamente, para a erradicação e controlo de exóticas invasoras e beneficiação de habitats autóctones com elevado valor de conservação, incluindo como parte integrante um trabalho continuado de envolvimento de diversos públicos (escolas, visitantes e empresas), a diferentes níveis. Conta com a parceria da Universidade de Aveiro (ao nível da monitorização de resultados) e da Câmara Municipal da Mealhada (ao nível da educação ambiental), esperando-se que angarie também um amplo envolvimento da Comunidade Local.