É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

domingo, 6 de abril de 2014

ORIGAMI veio ao Jardim

ORIGAMI
A palavra japonesa Origami é composta por dois caracteres. O primeiro, ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar. O segundo, kami, deriva do desenho de seda e significa papel. 
Todos nós já dobrámos uma folha de papel, no entanto são poucos os que dobram intencionalmente com o intuito de estudar ideias matemáticas implícitas. A dobragem de papel é uma actividade que é tanto lúdica como educacional. Recorrendo a materiais simples, como papel A4, revistas, papel de embrulho, papel de lustro podemos de uma forma divertida aprender Matemática. 
A arte de dobrar papel ajuda os PIRIKITOS a aprender e a comunicar Matemática.
Dobrando e desdobrando podem observar por meio dos vincos formados rectas, ângulos, simetrias e figuras geométricas. Podem reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas, utilizar a visualização e o raciocínio espacial. Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar as crianças para a matemática. 
E se praticadas em grupo permitem o debate de ideias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e colectivas. São estas actividades de aprendizagem que rentabilizam a autonomia e a responsabilização dos Pirikitos. Além disso, permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência, capacidades fundamentais para se ser matematicamente competente.
O conto da "Galinha dos ovos de Ouro" desencadeou uma experiência enriquecedora do ponto de vista geométrico. A partir da dobragem de um quadrado convidaram-se os Pirikitos a construir uma galinha! Sugeriu-se que o quadrado fosse dobrado em partes iguais e que essas parte ficassem completamente sobrepostas. Discutiram-se hipóteses de forma a aperceberem-se das diferentes dobragens que dividem o quadrado em partes iguais e de forma a que as duas se sobreponham.
 Em seguida, cada PIRIKITO colou o triângulo e desenhou a sua galinha


Obtivemos um grande friso de galinhas. 12 no total pois estão a faltar 3 Pirikitos!
O termo Dúzia surgiu!!!
Amanhã passaremos à numeração das galinhas!!

1 comentário:

  1. Lembram-me que este ano ainda não propus esta atividade de transformação geométrica. Obrigada! As vossas galinhas estão muito giras!

    ResponderEliminar