É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

terça-feira, 8 de abril de 2014

Caça aos OVOS da Páscoa

Hoje o sol  apareceu em força depois de andar fugido durante muito tempo! E ainda bem pois era  dia de ir ao Parque da Cidade em busca dos ovos da Páscoa, os que o coelho maroto teima em deixar todos os anos. Desta vez quem orientou a brincadeira foram as professoras de inglês (a teacher Rosa e a teacher Patrícia)! É que elas tinham-nos contado uma história do Coelhinho da Páscoa...aquele que põe ovos por causa do engano do mágico!!!!
 Então lá partimos em busca dos ovos em direção ao Parque da Cidade!  
Foi divertido e sobretudo SABOROSO!!!!
Pé ante pé...muito silêncio, não se vá assustar o coelho e ele fugir com os ovos!!

O primeiro a descobrir!!!

E mais um!

IUPIIII! Encontrei!

Estarão aqui???

Acho que encontrei um!!!

E mais outro!

Ohhhh! É de chocolate!

Hummmm! Um já cá mora!!!!

Grande tolo este coelho...até  entre as pedras do muro ele escondeu os ovos!

No fim  depois de nos deliciarmos com os saborosos ovos brincámos e dançámos ao ritmo das canções que aprendemos em inglês!



domingo, 6 de abril de 2014

ORIGAMI veio ao Jardim

ORIGAMI
A palavra japonesa Origami é composta por dois caracteres. O primeiro, ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar. O segundo, kami, deriva do desenho de seda e significa papel. 
Todos nós já dobrámos uma folha de papel, no entanto são poucos os que dobram intencionalmente com o intuito de estudar ideias matemáticas implícitas. A dobragem de papel é uma actividade que é tanto lúdica como educacional. Recorrendo a materiais simples, como papel A4, revistas, papel de embrulho, papel de lustro podemos de uma forma divertida aprender Matemática. 
A arte de dobrar papel ajuda os PIRIKITOS a aprender e a comunicar Matemática.
Dobrando e desdobrando podem observar por meio dos vincos formados rectas, ângulos, simetrias e figuras geométricas. Podem reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas, utilizar a visualização e o raciocínio espacial. Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar as crianças para a matemática. 
E se praticadas em grupo permitem o debate de ideias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e colectivas. São estas actividades de aprendizagem que rentabilizam a autonomia e a responsabilização dos Pirikitos. Além disso, permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência, capacidades fundamentais para se ser matematicamente competente.
O conto da "Galinha dos ovos de Ouro" desencadeou uma experiência enriquecedora do ponto de vista geométrico. A partir da dobragem de um quadrado convidaram-se os Pirikitos a construir uma galinha! Sugeriu-se que o quadrado fosse dobrado em partes iguais e que essas parte ficassem completamente sobrepostas. Discutiram-se hipóteses de forma a aperceberem-se das diferentes dobragens que dividem o quadrado em partes iguais e de forma a que as duas se sobreponham.
 Em seguida, cada PIRIKITO colou o triângulo e desenhou a sua galinha


Obtivemos um grande friso de galinhas. 12 no total pois estão a faltar 3 Pirikitos!
O termo Dúzia surgiu!!!
Amanhã passaremos à numeração das galinhas!!

Páscoa Doce- coelhos e folares à PIRIKITOS

As conversas continuam em redor da Páscoa... ovos, coelhos, amêndoas e bolos estão na ordem do dia!
Cada Pirikito trouxe de casa um ovo! Tínhamos planeado fazer dos ovos um coelho para colocar na mesa da Páscoa. Cada um planeou a sua "obra" mas o mais difícil foi tirar a gema e a clara de lá de dentro!! Entregámos essa tarefa à Sandra, claro está!!
 Aproveitando as caixas dos ovos,o cartão das caixas de cereais para fazer as orelhas, e os ovos vazios e bem lavadinhos partimos para a confeção dos coelhinhos.


Mas e o que fazer às gemas e às claras????
BOLOS DA PÁSCOA mais conhecidos por folares!
Eis a  nossa receita...
                                                 

Pesamos tudo!

"O fermento é muito importante para os bolos crescerem"

Lá foram as gemas e as claras que retiramos dos nossos ovos!

Um bocadito de canela!!!!

e também manteiga da vaquinha!

e claro tempo de provar! UHMMMM está boa!!!!

No fim cobrimos muito bem a massa com cobertores para levedar!



Depois de levedar distribuímos a massa por 8 porções que ficaram a "descansar"

A Alice é que tendeu os bolos! É um trabalho difícil!!! 

E pronto...eis os nossos folares. Lindos e a aguardarem para serem comidos ao lanche!