É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

No poupar e reciclar é que está o ganho! Fabrico de sabão caseiro.

Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar-nos uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o nosso bolso e para o meio ambiente ou transformar-se em poupança e, eventualmente, em receita extra.
O primeiro caso ocorre quando simplesmente descarregamos o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. A acumulação de gorduras nos canos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.
A segunda hipótese está em  transformar esse mesmo óleo em sabão.. O sabão pode ser feito na escola e utilizado na higienização dos espaços, equipamentos e materiais.
Fazer sabão na escola é como cozinhar com a diferença que as crianças não poderão entrar em ação devido à presença de ingredientes tóxicos como a soda cáustica. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.
receitas  sabao oleo Receitas para fazer sabão com óleo de cozinha

Receita:
- 3 litros de óleo de cozinha usado;
- 1litro de soda cáustica.
Colocar, com cuidado, a soda  no fundo de um balde. Acrescentar o óleo e mexer. Colocar a mistura numa forma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Como a tarde estava quentinha fomos para o recreio! As crianças não participaram ativamente mas assistiram com toda a atenção aos procedimentos tidos pelo adulto observando e questionando. Houve oportunidade de alertar para os perigos de determinados detergentes bem como o seu impacto no meio ambiente. e conheceram os símbolos que significam perigo. 










E pronto! Agora é esperar por amanhã para cortar aos bocadinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário