É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A casa da Carochinha

Os meninos da sala da educadora Corália continuam empenhados na construção da casa da Carochinha!
Hoje acabaram as suas produções!




No poupar e reciclar é que está o ganho! Fabrico de sabão caseiro.

Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar-nos uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o nosso bolso e para o meio ambiente ou transformar-se em poupança e, eventualmente, em receita extra.
O primeiro caso ocorre quando simplesmente descarregamos o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. A acumulação de gorduras nos canos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.
A segunda hipótese está em  transformar esse mesmo óleo em sabão.. O sabão pode ser feito na escola e utilizado na higienização dos espaços, equipamentos e materiais.
Fazer sabão na escola é como cozinhar com a diferença que as crianças não poderão entrar em ação devido à presença de ingredientes tóxicos como a soda cáustica. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.
receitas  sabao oleo Receitas para fazer sabão com óleo de cozinha

Receita:
- 3 litros de óleo de cozinha usado;
- 1litro de soda cáustica.
Colocar, com cuidado, a soda  no fundo de um balde. Acrescentar o óleo e mexer. Colocar a mistura numa forma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Como a tarde estava quentinha fomos para o recreio! As crianças não participaram ativamente mas assistiram com toda a atenção aos procedimentos tidos pelo adulto observando e questionando. Houve oportunidade de alertar para os perigos de determinados detergentes bem como o seu impacto no meio ambiente. e conheceram os símbolos que significam perigo. 










E pronto! Agora é esperar por amanhã para cortar aos bocadinhos!

domingo, 29 de janeiro de 2012

"Sopa verde"

No âmbito da educação para a saúde, atividades de culinária tornam-se na maior parte das vezes desencadeadoras de alteração de hábitos alimentares. Por vezes aqueles meninos que recusam determinado alimento começam a aceitá-lo só pelo fato de o ter cozinhado ou de o comer em grupo! Fazer sopa na escola é sempre um momento de prazer.e de aprendizagem. É só aproveitar a curiosidade e o interesse dos nossos Pirikitos! Esta atividade realizou-se em Outubro no dia da alimentação e embora tardiamente vale a pena partilhar!

«-OH! O que é isto verde na sopa???»
«-Não gosto destas coisas a nadar na sopa! »


E assim partimos para a confeção da sopa sem esquecer a apresentação dos senhores legumes!!!

Rimar é o que está a dar!

Desta vez a nossa mala da biblioteca veio carregadinha de livros cheios de poemas, rimas, lengalengas e cantilenas! Estamos em tempo de BRINCAR A RIMAR! Rimar é trabalhar a consciência fonológica.
Um dos nossos preferidos foi o livro "A corrida das rimas"de Ondina Santos -Editora Nova Educação. Gostámos muito de rimar com o Rato,ratinho, ratito, ratão

Rato, ratinho, ratito,ratão
Gostas de queijo
és um comilão.
Rato, ratinho, ratito,ratão 
Roeste a rolha
de um garrafão.
Rato, ratinho, ratito,ratão
Tu és português
Ou vens do japão.
Rato, ratinho, ratito,ratão
Tens o gato à perna
e também o cão.
Rato, ratinho, ratito,ratão
Foge daqui
ou és refeição!


E...como não podia deixar de ser também quisemos construir ratos, ratinhos, ratitos e ratões!



sábado, 28 de janeiro de 2012

PARABÉNS AMADEUS MOZART!



Mozart o músico faz anos! E nós quisemos homenageá -lo!
Começámos o dia  a ouvir uma história, todos juntos, na sala da CAF!
Este livro  trazia um CD com a música de Mozart que ouvimos durante a história.


Fechámos os olhos e "viajamos" ao som da música!

«Fez-me lembrar o mar!»

Depois foi tempo de vivenciar com o corpo 

Expressar-mo-nos livremente...


Sentir a música...

Dançar...



Depois resolvemos construir cabeleiras iguais às que Mozart e os outros senhores usavam naquele tempo!
E também fizemos uns cartazes para levarmos para casa e lembrar os papás do aniversário deste grande músico!














quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Educar pela Arte - Amadeus MOZART

Uma  "educação artística" é a única que dá harmonia ao corpo e enobrece a alma (...). Devemos fazer educação baseada na arte logo desde muito cedo, porque ela pode operar na infância durante o sono da razão. E quando a razão surge, a Arte terá preparado o caminho para ela. Então ela será bem-vinda, como um amigo cujas feições essenciais têm sido há muito familiares.
(Platão in Fedro)

Mais uma razão para amanhã comemorarmos o aniversário de Amadeus Mozart!
Aguardem-nos! 

Continuamos a brincar à volta da Carochinha!


  • «-Era uma história da Carochinha diferente» B 
  • .«...o João Ratão não morreu, porque a sopa estava fria!» 
  • «...a Carochinha era poupada, não gastava dinheiro para poupar coisas para o casamento e comprar mobílias para a casa!»
Hoje os meninos da sala da prof. Corália tiveram uma ideia genial! Como a Carochinha talvez tenha poupado o euro para comprar  mobília para a sua casa  lembraram-se de fazer a casa e moldar com plasticina as mobílias que ela poderia necessitar! Outros optaram por recolher imagens de revistas e fazer uma casa nuiiiito grande!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Amealhando!

O hábito de amealhar vai de vento em popa! Após cada um de nós ter trazido a sua casinha montada em família, foi a vez da Cristina e da Corália  as colocarem num sítio engraçado! Escolhemos a nossa árvore da entrada! Ficou muito bonita, toda cheia de "casinhas mealheiro".Algumas tiveram que ficar lá muito em cima, mas não faz mal!! Pegam-nos ao colo para lá colocarmos os nossos cêntimos!