É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Elmer e o arco íris - da geometria para a ciência experimental

Elmer e o arco-íris foi a história de hoje! Elmer o elefante aos quadrados que queria dar as suas cores ao arco-íris cinzento mas não sabia como!!!
Após a leitura atenta  deste conto partimos para a  construção do nosso Elmer. Dividimos um grande quadrado em  pequenos quadrados e pintamos com as nossas cores preferidas. Depois cortamos nos sítios certos e zás...lá estava o Elmer!




 Depois foi só colocar o olho. E com esta brincadeira consolidamos a aprendizagem do quadrado e do triângulo!
E não satisfeitos quisemos colocar o Elmer na selva! Sem esquecer claro, que nesse dia o arco-íris apareceu porque estava sol e chuva!!




Foi também da história "Elmer e o arco-íris” que surgiu a necessidade de realizar a experiência do arco-íris. Quisemos saber como apareciam os arco-íris, por que têm tantas cores, donde vêm essas cores. Assim dedicamo-nos às experiências e partimos à  descoberta deste mistério. Com uma tina com água e um pequeno espelho, no teto e nas paredes da sala apareceram dois arco-íris. 
Espanto! Como era possível?!
Colocámo-nos à frente do sol e os arco-íris desapareceram! Mergulhámos o espelho todo dentro de água, ou o retirámos da água  e acontecia o mesmo. Todos experimentámos e ficámos maravilhados com o que estava a acontecer. Descobrimos, então que para aparecer um arco-íris é necessário haver água e sol. Por isso, os arco-íris aparecem no céu quando chove e ao mesmo tempo está sol. A luz do sol que afinal não é amarela mas sim BRANCA atravessa a água, é refletida no espelho a sai da água separada num conjunto de sete cores.Também aprendemos que as gotas da chuva são os "espelhos" e que o arco-íris é em arco porque o planeta terra é redondo.
E na verdade, a luz do sol é uma mistura de todas essas cores!




Sem comentários:

Enviar um comentário