É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Elmer e o arco íris - da geometria para a ciência experimental

Elmer e o arco-íris foi a história de hoje! Elmer o elefante aos quadrados que queria dar as suas cores ao arco-íris cinzento mas não sabia como!!!
Após a leitura atenta  deste conto partimos para a  construção do nosso Elmer. Dividimos um grande quadrado em  pequenos quadrados e pintamos com as nossas cores preferidas. Depois cortamos nos sítios certos e zás...lá estava o Elmer!




 Depois foi só colocar o olho. E com esta brincadeira consolidamos a aprendizagem do quadrado e do triângulo!
E não satisfeitos quisemos colocar o Elmer na selva! Sem esquecer claro, que nesse dia o arco-íris apareceu porque estava sol e chuva!!




Foi também da história "Elmer e o arco-íris” que surgiu a necessidade de realizar a experiência do arco-íris. Quisemos saber como apareciam os arco-íris, por que têm tantas cores, donde vêm essas cores. Assim dedicamo-nos às experiências e partimos à  descoberta deste mistério. Com uma tina com água e um pequeno espelho, no teto e nas paredes da sala apareceram dois arco-íris. 
Espanto! Como era possível?!
Colocámo-nos à frente do sol e os arco-íris desapareceram! Mergulhámos o espelho todo dentro de água, ou o retirámos da água  e acontecia o mesmo. Todos experimentámos e ficámos maravilhados com o que estava a acontecer. Descobrimos, então que para aparecer um arco-íris é necessário haver água e sol. Por isso, os arco-íris aparecem no céu quando chove e ao mesmo tempo está sol. A luz do sol que afinal não é amarela mas sim BRANCA atravessa a água, é refletida no espelho a sai da água separada num conjunto de sete cores.Também aprendemos que as gotas da chuva são os "espelhos" e que o arco-íris é em arco porque o planeta terra é redondo.
E na verdade, a luz do sol é uma mistura de todas essas cores!




Bibliomealhada - "Um presente diferente"



Na primeira vinda do Bibliomealhada ao nosso jardim de infância, a hora do conto presenteou-nos com "Um presente diferente" Um livro infantil de Marta Azcona e Rosa Osuna da editora Kalandraca, que faz uma refexão sobre a desilusão mostrando-nos como é possível a nossa imaginação levar-nos a valorizar as coisas simples e descobrir nessas mesmas coisas uma fonte de diversão e plena de surpresas!



Adorámos este momento! Nunca tínhamos estado numa biblioteca "com rodas". Foi giro...ouvimos a história e fizemos uma divertida atividade de expressão plástica.Depois trouxemos uma  ficha para os nossos papás preencherem para nos tornarmos sócios da biblioteca e, claro...poder requisitar livros, filmes ou cd's.









quinta-feira, 14 de novembro de 2013

"A Verdadeira história da Cigarra e da Formiga" - uma ida ao teatro


"A Verdadeira história da Cigarra e da Formiga"foi a peça escolhida. Temos apostado ao longo dos últimos anos nas idas ao teatro. Este nosso projeto  pretende contribuir para que o teatro se transforme em mais uma opção de cultura e arte no jardim de infância. As atividades culturais como estas, ampliam a visão do mundo e os conhecimentos dos PIRIKITOS. São igualmente importantes para a socialização - eles convivem em ambientes e situações desvinculadas da sala de atividades - e para a motivação/implicação pelas atividades posteriores porque faz com que as crianças regressem do espetáculo com mais desejo de aprender sobre o tema visualizado. Embora a ida ao teatro seja extra quotidiana relativamente à rotina do jardim de infância pode ser transformada numa oportunidade para criar situações de aprendizagem. "A Verdadeira história da Cigarra e da Formiga" vem complementar a nossa  intervenção no âmbito da educação para o empreendedorismo, literacia financeira e cidadania - objetivos contemplados no projeto educativo do agrupamento de escolas. 



Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
This free scrapbook design created with Smilebox

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A lenda de S. Martinho e o Magusto

Os Pirikitos hoje tiveram um dia diferente! Foi dia de S. Martinho e dia de Magusto! Na parte da manhã recorremos à internet para ver a lenda de S. Martinho em sombras chinesas. Alguns de nós lembrava-se da lenda já contada no ano passado. Mas esta era diferente, era cantada!!!! Os mais pequenitos adoraram!



Da parte da tarde, e com a ajuda dos professores de "ginástica" fizemos uma enorme fogueira para assar as castanhas como manda a tradição! O sol brilhou como reza a lenda e a tarde foi de convívio.











Explorando as formas geométricas em tempo de magusto

Na educação pré-escolar existem diversas formas para explorar as formas geométricas.  Hoje aproveitamos a necessidade de fazer os nossos cartuxos para as castanhas para, de uma forma lúdica, garantirmos a aprendizagem destes conteúdos. Com esta "brincadeira", muito séria  por sinal, tenta-se tornar aptos os nossos PIRIKITOS  a classificar e nomear as figuras espaciais à medida que iam surgindo durante a construção do cartuxo e discutir os procedimentos a serem adotados na resolução de problemas. 

Do retângulo fizemos um triângulo

Cortamos e destacamos o retângulo sobrante

Com o quadrado obtido começamos a construir o nosso cartuxo

Habilmente manipulamos a folha para dar-lhe a forma pretendida 

Tempo de decorar!