Observatório alerta para "horas-extra" das crianças em creches e infantários
Publicado às 17.42
0 0
O relatório anual do Observatório das Famílias alerta para importância da jornada de trabalho contínua, na conciliação entre vida profissional e familiar, assim como para a elevada percentagem de crianças a ficar cerca de 30 horas semanais em infantários.
foto NUNO ALEGRIA/ARQUIVO JN |
Horário alargado é "importante apoio à família" |
"Portugal surge como um dos países em que é superior a percentagem de crianças que passa 30 ou mais horas semanais em instituições de guarda formal", alerta o Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP), a que a agência Lusa teve acesso.
O OFAP admite que o "alargamento dos horários de funcionamento" constitui "um importante apoio à família", mas deixa o aviso "sobre o número de horas diárias de permanência das crianças em meio institucional".
A maioria dos espaços de acolhimento para crianças dos zero aos três anos (84%) abre "entre as 07.00 horas e as 08.00 horas, encerrando entre as 18.00 horas e as 19.00 horas", diz o OFAP, destacando que 13% dos espaços abrem "antes das 07.00 horas" e 35,6% "encerram após as 19.00 horas".
Tal "vem reforçar a importância da rede de equipamentos desta faixa etária não só como uma necessidade, mas como um direito e responsabilidade social" e mostra que Portugal continua "a ser o país europeu onde maior número de mulheres em idade fértil trabalha a tempo inteiro".
O relatório escreve que são "87,2% de mulheres entre os 24 e os 34 anos e 86% de mulheres entre os 35 e os 44 anos".
Sem comentários:
Enviar um comentário