É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A importância de mostrarmos gratidão!

No tempo em que as vozes se levantam para contestar a falta de valores entre os homens, a transmissão de valores é uma das preocupações que temos ao educar. Como fazer isso no dia-a-dia? Quais valores precisam ser transmitidos? Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade. Segundo uma das definições mais aceites na Educação, proposta pelo biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), valores são investimentos afetivos. Isto quer dizer que, apesar de se apoiarem em conceitos, estão ligados a emoções, tanto positivas quanto negativas. Educar para os valores é transmitir às crianças ideias em que realmente acreditamos, como– por exemplo, que vale a pena ouvir enquanto outra pessoa estiver a falar;  que ficar muito tempo no chuveiro pode levar à falta de água para todos ou ainda que cada Pirikito é responsável pelos  seus atos. 
Porque os valores devem ser uma constante da vida de um jardim de infância resolvemos mostrar à escola profissional Vasconcellos Lebre que estamos muito agradecidos pelo trabalho e empenho que mostrou na preparação das atividades do dia mundial da criança e que tanto prazer nos deram. 
E...como gostamos muito de brincar (mas com muita seriedade), com a ARTE, resolvemos fazer um quadro para lhes oferecer! Foram dois dias a "trabalhar" na obra. Mas foi tão divertido!!!

E sabem uma coisa??? O  Sr.diretor da escola profissional ficou tão contente com a nossa prenda que nos disse que ia colocar o quadro na sala de reuniões dos professores e convidou-nos para lanchar!

Sem comentários:

Enviar um comentário