Sem dúvida que quando a família se implica na vida do Jardim-de-Infância todos ganhamos!! Ganham os pais por se sentirem parte da escola, ganham os pirikitos por terem os pais implicados na sua vida escolar e ganhamos nós, profissionais, que de alguma forma sentimos que o nossa missão de educadores está a ser valorizada e reconhecida!
Hoje o pirikito Vasco entrou na escola com um sorriso nos lábios, peito inchado e olhitos brilhantes...
«-Olha professora a camisa de motoqueiro que o meu pai fez para a festa!!!»
«-Que fixe Vasco! É gira !»
«Pois é! Foi o meu pai que pintou e escreveu lá PIRIKITOS!»
E hoje foi o dia em que o Pirikito Vasco esteve mais eufórico no seu papel de motoqueiro!!
Bem-haja papás!!!
Somos os Pirikitos porque as nossas professoras são as Pirikitas. Estamos na escola a Aprender brincando. Brincamos uns com os outros, contigo,com ela, com ele, convosco...porque brincar é importante!
É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Amanhã é o dia!!!!
É verdade!!! Amanhã é o dia... da festa de final de ano! Os papás andam numa azáfama, os Pirikitos numa azáfama andam e as Pirikitas a reunir tudo para que nada falte!
Mas faltou!!!! Hoje finalmente era o dia do ensaio geral e não é que a aparelhagem não funcionou!!!!
Paciência!! Não faz mal! Somos os Pirikitos não é? Criativos e voadores como é preciso! Amanhã é dia de festa e o que importa é que com ou sem ensaios vamos fazer o que nos faz feliz!!!
E como não podemos ensaiar no palco estivemos nos últimos preparativos...
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Reciclar, reutlizar e CRIAR.....
Continuamos a transformar lixo em objectos de LUXO! É que temos que nos apressar...o tempo não pára e o dia da festa está a aproximar-se!
Das nossas mãos, muitos animais!
Hoje experimentámos uma sugestão da revista Educadores de Infância. Utilizámos as mãos para criar formas em folhas de papel coloridas.
Os Pirikitos escolheram os animais preferidos e experimentaram a posição das mãos que a forma escolhida exigia; depois trabalharam dois a dois, pois era muito mais fácil ter a ajuda do amigo...
E eis o resultado...
O coelho da Íris C. |
A borboleta do Martim |
O caracol do Miguel |
O cachorro do Rui Pedro com uma grande língua! |
A borboleta do Diogo |
O coelho da Inês |
O caracol da BáBá |
O cão da Leonor |
O caracol do Dinis |
E a borboleta do João Pedro |
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Lançamento do livro "Duendes da Mata"
Na próxima 6ª feira, dia 22, às 18h.30, no Convento de Santa Cruz do Buçaco ocorrerá o lançamento do livro que resultou do projeto "Duendes da Mata - SOS Bussaco", dinamizado pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada - jardins de infância de Mealhada, Quinta do Valongo, Vacariça e Vimieira.
A sessão, organizada pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Fundação Mata do Buçaco está aberta a todos os interessados, pais e PIRIKITOS, claro!
Contamos com todos!
Juramento dos Amigos da Escola
Juramento dos amigos da escola
Escrito por Eduardo Sá Domingo, 03 Junho 2012 in revista Pais & Filhos
Eu, abaixo assinado, declaro, solenemente, que lutarei para que uma sociedade aberta ao conhecimento, não se construa à margem da pergunta e da diferença, nem das histórias, do brincar ou da conversa. Porque uma escola que fratura humanidade e conhecimento (ou que divide os alunos, distinguindo os diferentes dos iguais ou os que aprendem dos que têm necessidades educativas especiais) ouve mas não escuta, exige atenções mas é desatenta. E, sendo assim, reclama-se inclusiva mas não será acolhedora.
E, declaro ainda, que lutarei (até que vença) para que se reconheça - com respeito pela dignidade das pessoas e pelo futuro - que o melhor indicador de sucesso educativo não é, nem nunca foi, a empregabilidade, mas que será, para sempre, a sabedoria. Se a empregabilidade representa uma visão de mundo, onde os valores do dinheiro fazem com que a paixão seja pilhada e capitule, só quando sabedoria e trabalho se casam um com o outro, ligam a humanidade dos gestos, a ousadia de nunca se deixar de perguntar «porquê?», a lealdade de interpelar e de contrapor, o arrojo de pensar e a clarividência de empreender, que distinguem quem ama (a vida, as pessoas e o conhecimento) daqueles que, tenham os sonhos que tiverem, se resignam a ser, mansamente, adaptados.
Eu, abaixo assinado, comprometo-me solenemente a estar distraído sempre que um professor não tiver um jeitinho especial para me render aos encantos do que ensina. E que farei por exigir autoridade a quem, somente, exiba disciplina. E declaro, ainda, que, honrando isso, tudo farei para me insubordinar contra todos aqueles que confundem democracia de oportunidades com mediocridade e sucesso educativo com exigências minimalistas (que, ao adoçarem as notas, mentem sobre a forma como todos temos, premeditadamente, descuidado a educação). E declaro, por fim, que lutarei por demonstrar que aprender com gosto é e fácil e é bonito, mas que o rendimento sem alma é humilhante e um embuste.
E comprometo-me a reconhecer que a escola jamais será, unicamente, um local para desenvolver (algumas) competências mas que ela serve, sobretudo, para nos educarmos uns aos outros. E, só depois, para aprender. E que, sejam quais forem as circunstâncias em que o exijam, nunca irei pactuar com essa vertigem esquizofrénica que acarinha quem repete e que castiga quem copia.
Eu, abaixo assinado, declaro solenemente que a escola é um formidável complemento aos cuidados da família e reconheço que muitos professores, pela bondade e pela sabedoria com que nos iluminam, dão mais crédito ao desafio do crescimento que muitos tios e que muitos pais. E que, por isso mesmo, serei, para sempre, contra toda a educação que se dirija mais para a vaidade do que para a admiração, onde as pessoas, depois de aprenderem, sejam mais facilmente instigadas a reconhecerem os enganos dos outros do que a aprenderem com os seus, e a subtrair (qualidades) do que a fazer a diferença. Porque um mundo que acarinha as aparências em prejuízo da integridade (um mundo onde a demagogia inquina a política ou o populismo enviesa a justiça) mascara e mente mas não admira e não aprende. E um mundo assim terá na escola, para sempre e por amor à verdade, um adversário que jamais se deixará vencer.
E comprometo-me ainda a empenhar-me para que pontos de vista contraditórios nunca nos deixem de encaminhar para sínteses íntegras, simultaneamente mais complexas e mais simples, mais singulares e mais plurais, que não favoreçam a exibição do conhecimento mas que o desafiem para a clarividência diante das dúvidas (e que reconheçam, com humildade, que tem faltado fé ao conhecimento - fé nas pessoas e fé no futuro - e que conhecimento sem boa fé não é conhecimento mas, antes e só, obscurantismo).
Por tudo aquilo que acabei de ler, que será objeto de juramento e que irei assinar, declaro estar unicamente disponível para o regresso às aulas (porque a escola são todos os lugares onde há quem nos ensine que quem aprende com os erros nunca foge às responsabilidades. E que só assim se admira, se é íntegro, se aprende e se educa).
terça-feira, 19 de junho de 2012
Criando reaproveitando!
A festa aproxima-se e temos muito que fazer! Alguns Pirikitos já andam ansiosos porque ainda não acabaram as suas criações!
A Inês quis acabar mas ainda não conseguiu! Não faz mal!!! Estamos aqui para te ajudar Pirikita! O que é preciso é não desistires!! A tua obra está a ficar linda!!!!
Hoje foi tempo de fazer o balanço do que já se fez e o que falta fazer!
A Nônô iniciou hoje a sua obra! Ainda não tínhamos tudo o que era preciso para dar corpo ao plano desta Pirikita mas hoje reunimos todo o material! Imaginou a sua obra e mãos à obra...Parece que vamos precisar de muitas garrafas de pet pois a Nônô quer muitas flores!!! E mais não podemos dizer...é SURPRESA!A Inês quis acabar mas ainda não conseguiu! Não faz mal!!! Estamos aqui para te ajudar Pirikita! O que é preciso é não desistires!! A tua obra está a ficar linda!!!!
Muitos rolos de papel higiénico vais precisar!!!!
E a nossa Camila tão concentrada a pintar as suas caixinhas de ovos!!! Para que serão???? Não nos vais dizer????Parabéns Henrique!!!
Mais um Pirikito a fazer anos!!
Desta vez foi o nosso Henrique que fez 5 anos. Recordamos o nosso menino há 2 anos, muito pequenino e tímido e agora... um menino cheio de amigos, alegre e bem disposto!
Parabéns Henrique por seres assim!
O bolo do Henrique foi feito pelo tio Selas e homenageia a nossa selecção! Grande ideia Henrique! |
Add caption |
Acho que vou desejar qualquer coisa!!!!! Talvez uma mão cheia de golos na próxima 5ª feira!!!! |
Tenho que trincar a vela debaixo da mesa para o meu desejo se realizar! |
Eu e os meus Pirikitos! |
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Festa que é festa tem que ter bandeiras!!!
Os preparativos para a festa de final do ano tem mantido os Pirikitos numa azáfama!
Como na sexta-feira tinham feito umas bandeiras de Portugal para "dar força" à equipa das quinas frente à selecção holandesa, lembraram-se também de fazer bandeiras para decorar o recinto exterior onde vai decorrer a festa e pronto!!...toca a cortar e pintar!
A horta do sr. Lobo continua a dar...
Mais tempo de colher!! Mais tempo para observar as diferenças no crescimento! E também mais tempo para arranjar os tomateiros que estão a cair!
A Primavera é sem dúvida o tempo a crescer!!!
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Vai haver festa!!!
Aproxima-mo-nos a passos largos do final do ano letivo! Combinámos que seria no dia 29, dia de S. Pedro, a partir das 19:00 para que todos os papás possam estar! Vai haver espetáculo com muitas surpresas e no fim uma bela churrascada e sardinhada!
Os pais dos PIRIKITOS já andam atarefados a preparar as habituais surpresas para os filhotes!Hoje foi a 1ª reunião deles!
E os PIRIKITOS também!
Já tomámos as nossas decisões sobre o que fazer, como fazer, o que necessitamos, quem vai fazer...começámos com a distribuição de tarefas, com as equipas de trabalho enfim...o projeto está a crescer!!! E o entusiasmo também!!!
"Trabalhando em equipa |
Criando.... |
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Parabéns Afonso!
Primavera é tempo a crescer e prova disso são os aniversários que não param de surgir! Desta vez foi o nosso Afonso!
5 Primaveras e muita alegria de quem adorou fazer anos!
sábado, 9 de junho de 2012
Espuma colorida
-Vamos fazer outra experiência??? pediu a Marta
Embora seja um princípio assumido, nem sempre as atividades no jardim de infância são planeadas,muitas vezes, e ainda bem, surgem dum interesse dos Pirikitos, desencadeadas por vivências anteriores ou mesmo por uma situação inesperada. Foi isso que aconteceu! A experiência da escrita mágica realizada na 5ª feira suscitou um grande interesse pela atividade experimental e os Pirikitos queriam mais!
Pedimos aos Pirikitos da sala 1, que são os mais velhos, que nos emprestassem todo o material.É que eles já tinham feito esta experiência!
A pergunta inicial era: Existe gás no ar?
A espuma colorida veio comprovar que existe!É invisível mas está lá!!!
A juntar os reagentes |
A discussão dos resultados |
Subscrever:
Mensagens (Atom)