É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

domingo, 22 de abril de 2012

Estatísticamente falando...

Os gráficos e as crianças apresentam uma combinação perfeita e o dia a dia do jardim de infância  é algo que se pode fazer todos os dias. Um gráfico dá-lhes oportunidades de aprenderem matemática através de experiências com gráficos. A estatística compara valores e permite conclusões lógicas que podem ser desenhadas. Os gráficos são uma ferramenta útil, não só para interpretar resultados mas também para construir hipóteses inferênciais.
Construir gráficos com os Pirikitos é algo que podemos fazer todos os dias. E o que é um gráfico senão uma gravura? Um gráfico é apropriado em qualquer situação que exija comparação de números valores e somas e mais enriquecedor se torna quando surge de situações verdadeiramente significativas para os Pirikitos.
 A nossa tabela do tempo por si só é um gráfico de barras. No final de cada semana dialogamos sobre os dados que ela contem, fazemos a análise e construimos um outro gráfico com o nº de dias que choveu, fez sol ou outro estado de tempo. O uso de quantificadores no discurso é fundamental. Usar e levar os Pirikitos a usarem quantificadores ajuda-os a esclarecer a situação e a construir uma estrutura mental associada às imagens e representações decorrentes das atividades.
Contando os dias de chuva...
Construindo o gráfico
Está quase pronto!!!


Ei-lo prontinho!
 Agora  sabemos que durante esta semana choveu durante 4 dias e tivemos 1 dia de sol!!!

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