É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O contato com o código escrito

A linguagem escrita deve ser abordada na Educação Pré-Escolar porque as crianças possuem conhecimentos sobre a mesma antes de entrarem para o ensino formal; porque o contacto precoce com utilizações funcionais da linguagem escrita e a reflexão sobre a mesma potencializa a sua aprendizagem; e porque pode contribuir para resolver determinadas desigualdades entre as crianças face a linguagem escrita.
 As actividades de abordagem à escrita bem como todas as outras devem ser funcionais, ou seja, úteis para as crianças; significativas, isto é, que partem dos seus interesses e dúvidas; e reais, portanto, com sentido. Desta forma, tornar-se-ão interessantes, desafiadoras e, consequentemente, motivantes.
 A construção das tabuletas de identificação das sementes e plantas foi disso um exemplo:













A promoção da escrita livre  permite que as crianças desenvolvam a consciência fonológica e evoluam nas suas conceptualizações.

 A presença de diferentes suportes de escrita na sala de Jardim de Infância é muito importante pois permite o contacto com os mesmos; porque podem ser utilizados nas actividades; porque podem contribuir para que as crianças entendam que a linguagem escrita serve várias funções; e porque o conhecimento das funções promove o desenvolvimento da funcionalidade e também dos aspectos figurativos e conceptuais da linguagem escrita.








   Como educadores,  temos o direito de nos sentir tristes ou mesmo ofendidos quando ouvimos a típica frase de um adulto para uma criança que está a terminar o Jardim de Infância:

  - Então, estás quase a ir para a primária. A partir de agora acabou-se a brincadeira. Finalmente vais aprender a ler e a escrever. Para o ano é que é a sério...
  Dá vontade de perguntar:  - Até aqui não aprendeu nada?! 
Mas quem é que esteve a brincar até agora?-

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