É por elas, as crianças, que aqui estamos e porque "A infância não é uma preparação para nada. A infância apenas é e só temos uma. Cabe-nos protegê-la!
Lester Laminack .

terça-feira, 29 de maio de 2012

Duendes do Bussaco- Um hino à mata

Eis a música criada especialmente para nós no âmbito do projeto "Duendes da Mata...SOS Bussaco"
Um presente dos colegas João Vila e Isabel Marques. Para eles um grande bem-haja!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

"UM DIA NA MATA"

Chegou ao fim o nosso projeto "Duendes da Mata...SOS Bussaco"! Foi bom, enriquecedor, e desencadeador...de outros projetos, com os pais, com os amigos, com os colegas!!! Para o ano vamos descobrir mais do Bussaco! Mais animais, mais árvores, mais coisas mágicas! Por este ano terminámos em cheio com um dia fantástico numa floresta mágica o BUSSACO!
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Picture slideshow personalized with Smilebox

terça-feira, 22 de maio de 2012

Parabéns Tomás

Mais um aniversário entre os Pirikitos! Desta vez foi o Tomás que fez 4 anitos!
PARABÉNS TOMÁS

A horta do sr. Lobo já nos trouxe algo...

Hoje foi tempo de colher na horta do sr. Lobo!
 As alfaces ainda estão pequeninas mas as ervilheiras e as faveiras estão cheias de vagens!



Rabanetes, ervilhas...

«Olha estas ervilhas!!!»

Favas... Hum!! Que bom!!!

Depois foi tempo de reunir! Descascar as ervilhas e as favas...OBSERVAR muito bem as características de cada legume (a cor, a forma, quais crescem debaixo da terra... quem gosta do quê!
O rabanete era o mais desconhecido! Poucos Pirikitos tinham já provado tal legume e...poucos mostraram interesse em fazê-lo!
«Eu acho que não gosto!!» Marta
«Eu não!! Uma vez provei e não gostei!» Tomás
«Eu não quero ervilhas! Só gosto de alface!» Martim
«Eu gosto das favas! A minha mãe faz!»Ruben

domingo, 13 de maio de 2012

Fonte Fria

A Fonte Fria no Bussaco
 …” corre esta água por uma grande descida abaixo, fazendo notáveis visos á vista, tendo duas ordens de escadas pelas ilhargas , guarnecidas de lindas pirâmides, cujas paredes são lavradas de pedrinhas pretas, brancas e azuis, e algumas conchas postas com admirável ordem; no meio destas escadas faz esta água presa , aonde se forma um chafariz, que com muita galanteria lança a  água por vários canos; daí despede para baixo, indo sempre correndo pelo meio das escadas , aonde se acha  segunda vez represada em uma engenhosa fonte, a qual lança a água por um globo, que tem no cimo , em altura duma vara, e caindo esta em larga taça , sai por várias bicas, as quais se lançam fora em um lindo tanque, que tem em baixo…”  in edição do Guia Histórico do Bussaco , Coimbra imprensa da Universidade ,1875 

Os Pirikitos na 2ª visita à mata visitaram a Fonte Fria e lá fizeram grandes descobertas que mais tarde vos irão mostrar!!! Agora só vos mostram um pouquito do que andam a fazer!!!
A representação da Fonte:


Lindo...o resultado!

Parabéns Rosa!

A nossa auxiliar Rosa Maria fez anos e festejou connosco! Trouxe o bolo Formiga que nós lhe ensinámos a fazer e come-mo-lo  no recreio!

Parabéns Rosa!

Visitantes da floresta

Muito se tem falado dos animais da floresta! É esquilos para aqui, rãs para acolá! São as fuínhas, os javalis, as abelhas,as salamandras  e os sapos! Muito também se tem investigado! Nos livros e na internet!
Mas... como era bom pudermos ver ao vivo alguns deles!
E...foi isso que aconteceu!! Um esquilo e um sapo vieram visitar-nos!
Nós queríamos ver o esquilo vermelho que é o que vive no Bussaco mas...isso era impossível! Nas duas idas à mata não conseguimos pôr-lhe os olhos em cima. Até porque estava frio e chuva e os esquilos neste tempo preferem estar aconchegados nas tocas a comer as bolotas e nozes apanhadas no Outono!
O esquilo que nos veio visitar é de outra espécie...mais pequenino, habituado a viver em gaiola!!! Mas era divertido e também muiiiito rápido a esconder-se!


O sapo era diferente, muito sossegado no meio da terra e folhas molhadas!

«...parece uma pedra!» Martim
A Alice fugiu! Não gosta muito de sapos!
Nós até achamos graça! Mas  foi sol de pouca dura! O sapo não se mexe e não é tão divertido como o esquilo! Uma coisa é certa dava-nos muito jeito na horta porque aprendemos que come as lesmas e os caracois. Mas não pode ser! Ele pertence aos meninos do jardim de infância da Vacariça e é para lá que ele vai!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Guloso veio à rua e fez asneira!

Os Pirikitos trouxeram o coelho Guloso para a rua! Estava quentinho e ele foi visitar a horta. Depois andou de baloiço, ao colo claro!

O pior é que o Guloso confundiu a bata cor de laranja da professora Corália com uma GRANDE CENOURA e...roeu-a!! Malandreco este Guloso!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

APANHADOS!!!

«-Ó professora sabes o que eu quero ser quando for grande????
Um FERRARISTA!»
«-Ferrarista?? O que é isso???»
«-Então!! Vou ter um Ferrari!!!!» (Diogo, 4 anos)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Parabéns DIOGO!!

Mais um PIRIQUITO que fez anos.
 Desta vez foi o Diogo que fez 4 anitos no dia do Trabalhador mas fez questão de festejar com todos os Pirikitos e Pirikitas desta nossa gaiolita!


Parabéns 

Mamã...vou-te desenhar!!!!!

As nossas conversas continuam a girar em torno da figura maternal! 
A minha mãe isto, a minha mãe aquilo!! e...mais não posso contar!
O que vos posso mostrar é como desenhar a MÃE é sempre um prazer para os PIRIKITOS.
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Digital scrapbooking design customized with Smilebox

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Porque as nuvens ficam pretas quando vai chover?



Por que as nuvens ficam pretas quando vai chover?

Chuva chegando em 5, 4, 3, 2 …
 Quando as nuvens escurecem no horizonte, corremos porque a água vai cair. Já pararam  para pensar por que é que as nuvens fofinhas e brancas se transformam e ficam pretas antes de uma chuvada?
Para entender, primeiro precisamos lembrar como as chuvas nascem. O Sol faz evaporar parte da água que existe nos rios, mares e oceanos. O vapor vai para a atmosfera e lá no alto, forma as nuvens, conjuntos imensos de gotículas de água.
A quantidade dessas gotículas aumenta cada vez mais e acumula tanto que começa a impedir a passagem da luminosidade solar. Por isso, achamos que as nuvens ficam pretas, mas, na verdade, elas ficam apenas menos iluminadas.
Da próxima vez que olhar pro céu cinzento saiba: ele está gordo e carregadinho de gotas d’água prestes a cair!

terça-feira, 1 de maio de 2012